Jeremoabo: espécime rara de aranha é encontrada no município

07/11/2012 09:26
 
 

Jeremoabo: espécime rara de aranha é encontrada no municípioO aracnólogo brasileiro Rogério Bertani, do Instituto Butantã, publicou no periódico científico ZooKeys um trabalho em que ele estuda algumas aranhas e acrescenta a descrição de 9 novas tarântulas descobertas no Brasil em regiões da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga. As aranhas pertencem a três diferentes gêneros, Typhochlaena, Pachistopelma, e Iridopelma, e como são espécies recém-descobertas, não se sabe quase nada sobre elas.
As tarântulas escaladoras vivem em árvores e bromélias que existem no tronco das árvores. Elas têm o corpo mais leve, as patas mais longas e são bastante ágeis. Outro tipo de aranha descoberta é uma tarântula que vive em bromélias, a segunda espécie deste tipo.
A descoberta destas novas espécies fora do Amazonas, que elevou o número de espécies conhecidas de 7 para 16, mostra como conhecemos pouco a fauna destas regiões. Todas estas aranhas são bastante coloridas, o que deve aumentar a pressão sobre sua população, com gente as capturando para vender como bichos de estimação.
Em Jeremoabo foi localizada uma aranha da família “Pachistopelma bromelicola”. Conheça mais sobre ela.
5 – Pachistopelma bromelicola
Esta é uma aranha que vive em bromélias, onde encontra água, alimento e faz suas tocas de seda. Foram encontradas na região costeira, no estado de Sergipe e norte do estado da Bahia, algumas até perto de casas e jardins. Mas também foram encontradas em bromélias no meio da Caatinga de Jeremoabo, e em ambiente de restinga.
Na imagem acima, as fotos 52 a 55 mostram exemplares imaturos, a foto 56 é de uma fêmea e a foto 57 de um macho, todos de Mata de São João, Bahia, exceto o macho, que é de Jeremoabo, também na Bahia. A barrinha preta serve de escala, e tem 10 mm de comprimento.

 

Para conhecer todas acesse GazetaSanta Candida
Pesquisa: Pedro Som

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!