Haddad é eleito prefeito de São Paulo

28/10/2012 19:46
 

Fernando Haddad (PT) foi eleito o novo prefeito de São Paulo. Com 92% das urnas apuradas, o petista alcançou 56% dos votos contra 43% do adversário José Serra (PSDB). A vitória marca o retorno do PT ao comando da capital paulista após 8 anos, quando Marta Suplicy perdeu a reeleição para o próprio tucano em 2004.

Perfil de Fernando Haddad:
Um filósofo assume a Prefeitura da maior cidade do Brasil


O resultado vai de acordo com as pesquisas de intenção de voto e de boca de urna. Na boca de urna Ibope/TV Globo, o petista marcava 57% dos votos contra 43% do tucano.

A pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope neste sábado (27) apontava Haddad com 59% dos votos válidos ante 41% de Serra.


O resultado final marca uma das maiores ascenções de um candidato na história da eleição municipal de São Paulo e a primeira virada de um candidato no segundo turno do pleito.

A eleição de Haddad, que apresentava nas primeiras consultas ao eleitor apenas 3% das intenções de voto, consolida o sucesso do projeto do ex-presidente Lula de criação de novos quadros para o partido, iniciado com sucesso na vitória de Dilma Rousseff no sufrágio presidencial de 2010.