Eusébio falece aos 71 anos vítima de uma parada cardiorrespiratóri

05/01/2014 13:47
O maior jogador da história de Portugal e do Benfica conquistou 11 títulos nacionais, uma Liga dos Campeões e levou seu país ao 3º lugar na Copa do Mundo de 66
 

Na madrugada de sábado para domingo, às 3h30 da manhã, o ex-atacante Eusébio, maior jogador da história de Portugal, morreu aos 71 anos de idade, vítima de uma parada cardiorrespirratória. O histórico jogador do Benfica já não estava com uma saúde normalizada e o seu estado crítico culminou em acidente vascular cerebral (AVC), sofrido na Polônia, durante a Eurocopa, em junho de 2012, quando precisou ser internado.

Veja também:
'Existe um clube disposto a pagar 400 milhões de euros por Messi'
Especulado em vários clubes brasileiros, Hélton define o seu futuro
Treinador de equipe italiana é demitido por 'justa causa'
Liga dos Campeões é na tela do Ei Plus! Confira!

O Pantera Negra ficou marcado na galeria dos lendários jogadores de futebol ao fim da década de 70, quando se aposentou no modesto time dos Estados Unidos, Buffalo Stallions. Em 1980, Euzébio já não havia a velocidade estonteante que assombrou campos europeus, mas o chute forte ainda se fazia presente. Essas duas características, a velocidade e a finalização arrebatadora, fizeram o ex-atacante conquistar 11 títulos do Campeonato Português, cinco Taças de Portugal e a Liga dos Campeões da temporada 1961-62 na qual Eusébio e o resto do time vermelho de Lisboa venceu o Real Madrid. Era o bicampeonato dos Encarnados, justamente o último título europeu do clube, sob a batuta de Eusébio.

Além dos 15 anos de Benfica, dos 22 como jogador de futebol, Eusébio marcou incríveis 638 gols em 614 jogos oficiais pelo clube lisboeta. Mais de um gol por partida. O 'Rei' ainda ganhou a Chuteira de Ouro de 1968 e 1973. Sete vezes a chuteira de prata, um recorde nacional. Eusébio também foi o maior goleador da Copa de 1966, na qual Portugal teve seu melhor desempenho em Mundiais, o terceiro lugar. Com a camisa vermelha do seu país, o Pantera Negra balançou a rede 41 vezes em 64 jogos disputados.

O falecimento do embaixador português pelo mundo não passou despercebido por Cristiano Ronaldo. O atual astro de Portugal, que tem a chance de superar os feitos e a grandeza de Eusébio, deixou uma mensagem de carinho em seu Facebook para homenagear o ex-atacante.

"Para sempre eterno Eusébio, descanse em paz", emitiu o camisa 7 do Real Madrid.
 


Cristiano Ronaldo recebe de Eusébio, em 2008, o prêmio de melhor atacante da Liga dos Campeões 2007/08, temporada …


O atual presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, também lamentou a morte de Eusébio. O mandatário ainda fez questão de ressaltar os títulos que o Pantera deu ao clube encarnado, mas sentenciou "mitos nunca deveriam partir."