Mais um local de prova do Enem é ocupado no Grande Recife, diz PM

03/11/2016 18:39
O major da Polícia Militar Roselito Delmiro, coordenador de segurança do Enem em Pernambuco, confirmou ocupação de mais um local de prova no Grande Recife (Foto: Cláudia Ferreira/G1)O major da Polícia Militar Roselito Delmiro, coordenador de segurança do Enem em Pernambuco, confirmou ocupação de mais um local de prova no Grande Recife (Foto: Cláudia Ferreira/G1)

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola estadual em São Lourenço foi ocupada por estudantes nesta quinta. Prédios da UPE, UFPE, UFRPE, IF também têm manifestantes

A Escola de Referência em Ensino Médio Conde Pereira Carneiro, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, foi ocupada por estudantes na tarde desta quinta-feira (3). De acordo com o major da Polícia Militar Roselito Delmiro, coordenador de segurança do Enem em Pernambuco, esse é um dos locais de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Delmiro explicou, durante coletiva nesta quinta, que a ocupação teve início por volta das 16h (horário local). "Eu recebi a informação, mandei para o consórcio aplicador [do Enem]. O consórcio confirmou para mim que a escola estava ocupada e, consequentemente, estava informando ao Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], pedindo o adiamento nesta escola [das provas]", explicou o major.

Procurada pelo G1, a Secretaria de Educação do Estado confirmou, por meio de nota, que um grupo de estudantes realiza protesto contra a PEC 241, que pretende limitar os gastos do governo federal nos próximos 20 anos, na escola de referência em São Lourenço da Mata e informou que "as atividades da unidade de ensino não foram prejudicadas e transcorrem normalmente".

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar na sexta-feira (4) uma lista atualizada das escolas ocupadas onde o Enem será adiado. No último balanço divulgado, o adiamento atingia 13.581 estudantes em Pernambuco. Como unidades de universidades federal e estadual e institutos federais que seriam locais de realização do Enem estão ocupadas por alunos contra a PEC 241, as provas adiadas serão aplicadas nos dias 4 e 5 de dezembro.

As unidades afetadas, inicialmente, estão localizadas no Recife; em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul; em Garanhuns, no Agreste; em Ouricuri, Petrolina e Salgueiro, no Sertão. Confira aqui a lista divulgada inicialmente de locais com provas adiadas no estado.

Prédio Professor Tarcísio Eurico Travassos, onde funciona o curso de biologia, é uma das três unidades da UFRPE ocupadas pelos estudantes (Foto: Fernando Azevedo/Ascom UFRPE)Prédio Professor Tarcísio Eurico Travassos, onde funciona o curso de biologia, é uma das unidades da UFRPE ocupadas pelos estudantes (Foto: Fernando Azevedo/Ascom UFRPE)

Ocupações em Pernambuco
No estado, além da escola estadual, há prédios de três universidades e duas unidades do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ocupados. A ocupação é em protesto à PEC 241, aprovada na Câmara dos Deputados e que segue para o Senado, onde será apreciada e tramitará como PEC 55. As ocupações foram ampliadas na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por exemplo. Confira:

UFRPE
A ocupação na UFRPE do campus localizado no bairro de Dos Irmãos, na Zona Norte do Recife, teve início na noite da segunda-feira (24). O movimento vem ocorrendo nos prédios Professor Tarcísio Eurico Travassos, Professor Manoel Amaro, Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (Cegoe) e na Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

Nesta quinta-feira (3), a universidade informou que também foram ocupados também o prédio ProfessorJoão Vasconcelos Sobrinho (Ceagri ll), o Departamento de Química, o Departamento de Matemática e o Departamento de Educação, além do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), que é a escola de ensino médio da UFRPE.

Os alunos chegaram ainda a colocar correntes e cadeados na unidade Professor Rildo Sartori (Ceagri l), que segue fechada, mas não está coupada. Desde o início, a instituição tenta realocar as aulas, deslocando as turmas para outros prédios. A orientação é que os alunos procurem a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para descobrir onde ocorrerão as aulas.

Centro de Educação da UFPE segue ocupado por estudantes contra a PEC do teto de gastos da União (Foto: Cláudia Ferreira/ G1)Centro de Educação da UFPE segue ocupado por estudantes contra a PEC do teto de gastos da União
(Foto: Cláudia Ferreira/ G1)

UFPE
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresenta sete prédios ocupados. No campus localizado na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, estão ocupados pelos estudantes: o Centro de Educação (CE), o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Centro de Artes e Comunicação (CAC), o Centro de Biociência (CB) e o Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (NIATE), que atende o (CFCH) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCAS), além do campus de Vitória de Santo Antão.

Alunos estão acampando no prédio da UPE, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Movimento na UPE teve início na quinta-feira (20)
com a tomada da Reitoria
(Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

UPE
Também contrários à PEC, alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) montaram acampamento no campus de Santo Amaro, na área central da capital, que sedia a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a Escola Superior de Educação Física (Esef), o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (Fensg).

Das quatro unidades de ensino, os estudantes apenas não ocupam a FCM. O protesto ocorre desde a quinta-feira (20), quando cerca de 60 estudantes iniciaram um acampamento no prédio da Reitoria da instituição estadual, que foi desocupado na quinta-feira (27).

Ainda há registro de ocupações em outros campus da universidade como em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, Palmares, na Zona da Mata Sul, e Petrolina, no Sertão.